Convite à submissão de propostas de comunicação

 

Colóquio Internacional

 

Teatro de Autores Portugueses do século XVII:

lugares (in)comuns de um teatro restaurado

 

28-30 de Janeiro de 2015

Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras de Lisboa / Museu da Cidade

 

O Centro de Estudos de Teatro (CET) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em colaboração com o Museu da Cidade, organiza um encontro internacional dedicado ao teatro em Portugal no século XVII, que se realizará de 28 a 30 de Janeiro de 2015 na Faculdade de Letras de Lisboa e no Museu da Cidade.

 

O século XVII português foi um período de crise e de transição, marcado, numa primeira fase, pela integração do reino no seio da Monarquia Espanhola e, posteriormente, pelo processo de restauração da independência nacional. Este contexto de influência da cultura espanhola condicionou fortemente a produção artística nacional levando a que durante séculos os autores e as obras desta época permanecessem desconhecidos, conferindo ao teatro português do século XVII o lugar de «parente pobre» da investigação teatral em Portugal.

 

No sentido de colmatar, em parte, esta lacuna da história literária e cultural portuguesa surgiu o projecto «Teatro de Autores Portugueses do século XVII: uma biblioteca digital». A breves meses da sua conclusão, a equipa que tem vindo a «restaurar» esse património teatral disponibiliza-o em www.cet-e-seiscentos.com, convidando os especialistas a consultá-lo desde já e a debatê-lo em finais de Janeiro do próximo ano, num encontro que pretende ser um espaço de reflexão sobre a reescrita da história literária e teatral portuguesa, contribuindo para a definição de um mapa de géneros e temáticas do universo teatral do barroco português e sua integração nos modelos estéticos ibérico e europeu. Afinal, o teatro é um lugar privilegiado de diálogo entre as artes, desde a música à arquitectura, passando pelas artes plásticas.

 

 

Línguas de trabalho: português e espanhol.

Duração das comunicações: 20 min.

 

Envio de propostas de comunicação: resumo com o máximo de 250 palavras em qualquer uma das línguas de trabalho, acompanhado do nome do autor e instituição académica e de um breve resumo do CV (máximo de 100 palavras) até 15 de Setembro de 2014 para estudos.teatro@letras.ulisboa.pt indicando no assunto COLÓQUIO SÉC XVII.

A resposta da comissão organizadora será anunciada até 30 de Setembro de 2014.

 

Inscrição

até 15 de Novembro: 60 euros

depois de 15 de Novembro: 80 euros

(doutorandos beneficiam de um desconto de 50%)

  

Comissão científica

José Camões (coordenador)

Maria Idalina Resina Rodrigues

Mercedes de los Reyes Peña

José Javier Rodríguez Rodríguez

Teresa Araújo

Vanda Anastácio

 

Comissão Organizadora

Bruno Henriques

Filipa Freitas

José Camões

José Pedro Sousa

Manuel Calderón Calderón